PEÇAS ENCENADAS


"...É como estar num globo de neve, tão bonito, estranho e irreal como se fosse um sonho... Um sonho de alguma coisa que aconteceu uma vez...

(Kurt Busiek, Marvels)

1994
A VALSA DOS MORTOS

texto e direção: CLAUDEMIR SANTOS
Elenco: PATRICIA FARIAS (Jessica) - LEANDRO DIAS CAMPOS (Alan) - EDNA SOUZA PAES (Barão Lázaro) - LILIAN MENEZES (Chula) - MARCELO SAN GERES (Jovem Barão) - REGINA ALVES GOMES (Vizinha/Corcunda) - ANGELA PINHEIRO (Érika)
Alan viaja à Piracicaba para o aniversário de sua prima, Érika. Na estrada, seu carro quebra sob uma tempestade, na noite. Ele é obrigado a pedir ajuda numa mansão estranha e descobre que ela é habitada por seres mórbidos como bruxas, vampiros, zumbis, etc... Sua prima está hipnotizada, esperando a morte para que a baronesa Dolores possa retornar à vida, após uma espera de duzentos anos, e casar com seu amado, Barão Lázaro. Parodiando os filmes de terror produzidos pela Hammer nos anos 70, a peça arrancou muitos risos da platéia do 2° Festival de Teatro Amador do Itaim Paulista, e deu a Lilian Menezes o prêmio de melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Chula, uma zumbi homossexual. Depois disso, a peça morreu e nunca mais foi montada.  

1995
DOMÍNIO & SUBMISSÃO

texto e direção: CLAUDEMIR SANTOS
elenco: ROBERTO CARLOS SANTOS (Patrão) - EDSON FLÁVIO (empregado)
Época de Natal. Baltazar tem uma filha doente. Irá morrer; não há esperança. Ficará cega no natal, e morrerá no Ano Novo. Ele pede ao seu patrão permissão para visitá-la. O patrão nega, e diz que só poderá visita-la se desobedecê-lo. Mas Baltazar não tem capacidade de desobedecer a ordem de seu patrão, e o tempo segue... Numa atmosfera kafkiana, esta peça fez o espectador refletir sobre valores e posturas sociais. Foi apresentada várias vezes, durante meses. Uma delas foi na Casa de Cultura de São Miguel, em dobradinha com o espetáculo "O contrabaixo", de Patrick Suskind, com Antonio Abujamra, que desde do Festival de Teatro do Itaim havia nos "adotado" como pupilos, com direito a entrada franca no Ruth Escobar para assistir sua peça e conversar sobre teatro com ele após as apresentações.

1995
BERENICE: UMA HISTÓRIA QUE NÃO DEVERIA SER CONTADA
de EDGAR ALLAN POE (Adap. Claudemir Santos)
ELENCO: MARCELO SAN GERES (Egeu) - CYLENE SANTOS (Dr. Vankirk) - ROBERTO CARLOS SANTOS (Edgar) - EUNICE ANTUNES (Berenice) - SIMONE MELO (empregada)

Em 1995, iniciamos um processo de pesquisa que definiria o trabalho do grupo. Mergulhamos no universo de Edgar Allan Poe através de seus textos, filmes, adaptações em quadrinhos, biografias, estudos psicológicos, músicas e visual da época. Trabalhamos por mais de oito meses na montagem do espetáculo, que foi recusado no Festival de Teatro do Itaim por motivos políticos. Um pouco antes de 1996, algumas pessoas do elenco ou ficaram doentes ou tiveram problemas de doença na familia, e Eunice Antunes engravidou, saindo do grupo. Tentamos retomar o espetáculo, mas não foi possivel. A formação dos sonhos estava desfeita. Não há registro dos ensaios de "Berenice".

1997
TEMPESTADE &  IMPETO

Texto: CLAUDEMIR SANTOS poemas: GONÇALVES DIAS, ÁLVARES DE AZEVEDO E CASTRO ALVES
elenco: IVAN NERIS (prof. Paulo) ANDREIA FARIAS (Julia) CLAUDEMIR SANTOS (repórter)
1994. Durante a final da Copa do Mundo, Júlia conta a um repórter sua vida ao lado de Paulo, um professor considerado subversivo durante o regime militar. A história recente do Brasil em conjunto com o Romantismo fez com que este espetáculo fosse o primeiro sucesso do grupo. A peça foi remontada para o ano de 2000, e ainda hoje as pessoas perguntam sobre ela quando nos encontram. Era 1996, quando Ivan Neris entrou no AD. Andréia Farias havia entrado no começo do ano, ainda no processo de remotagem de "Berenice". As pesquisas iniciaram-se em 96 e a peça ficou pronta em 1997, com o destino de ir para as escolas. A estréia foi na Casa de Cultura do Itaim Paulista no dia 24 de Maio. Chovia, mas havia 30 pessoas assistindo ao espetáculo que teve mais um ano de vida com esta formação.


1997
UM VAMPIRO NO KAOS
texto: CLAUDEMIR SANTOS (baseado na obra de JORGE MAUTNER
elenco: IVAN NERIS - ANDREIA FARIAS - MARCELO SAN - LILIAN MENEZES
Baseado na obra de Jorge Mautner, quatro personagens, baseados em músicas e textos do artista, encontram-se durante um dia chuvoso onde acontece um jogo, um suicídio, uma abdução e uma explosão nuclear. Non sense chamado de irresponsável pelo jurí do IV FESTA 98, que mesmo assim nos presenteou com o prêmio de melhor iluminação. A cena em que Marcelo San Geres entra no mar, fazendo sinal com bandeirinhas para um disco voador é inesquecível ! Lilian Menezes fez uma pequena participação e ensaiou apenas no dia da apresentação. Apresentamos também em Poá, na III Mostra Faces da Arte, organizada pelo Opereta.

1998
UMA NOITE LÍRICA
texto: CLAUDEMIR SANTOS
elenco: CLAUDEMIR SANTOS - CYLENE SANTOS - MARCELO SAN GERES - IVAN NERIS (Álvares de Azevedo)

1999
TERRA EM ESTILHAÇOS
texto: CLAUDEMIR SANTOS
Elenco: IVAN NERIS (marginal nordestino) - CYLENE SANTOS (policial)
Um casal de sem-terra invade uma fazenda no Piauí e a mulher é morta. Para vingar-se, o marido mata o fazendeiro, que é um político da região e foge para São Paulo. Lá, é capturado e será mandado de volta para sua terra. Em SP, conversa com uma policial em crise com seu trabalho, chocada com a morte do líder sindical Chico Mendes, no Acre.


1999
CAUSOSCÂNTICOS
elenco: IVAN NERIS - CYLENE SANTOS - CLAUDEMIR SANTOS
Uma performance contendo canções caipiras, literatura de cordel, Guimarães Rosa e José Lins do Rego. Declamação de poemas, canções e caracterização típica, apresentado durante os meses de Junho e Agosto.

1999 - 2000
VIDA RECRIADA
texto: MARY SHELLEY (adp. Claudemir Santos)
Baseado na obra "Frankenstein" de Mary Shelley, a história acontece num futuro distante, onde o homem está a um passo da vida eterna. A estudante Vic Frankenstein clona sua mãe para tentar diblar a cyber-escarlatina; única doença capaz de matar um ser humano. Biogenética, clonagem e futurismo no primeiro trabalho do Núcleo de Estudos Teatrais.

2000
TEMPESTADE & IMPETO

elenco: IVAN NERIS - PATRICIA MARIA - CLAUDEMIR SANTOS
Remontagem do trabalho, pedido por professores e estudantes. O texto foi revisto e ampliado, slides e documentos sonoros foram acrescentados.

2000
CARMEN

O ex-sargento José Navarro, agora ladrão e assassino, conta ao público como ingressou no mundo do crime, após conhecer a cigana Carnen. Baseado na obra de Prosper Mérimée e Georges Bizet, Carmen revelou-se moderna e realista.



2001

SMURIAD E A PRINCESA SILENCIOSA

O duende Smuriad, o colecionador de estórias, chega a um reino encantado, onde o Senhor dos Sons, apaixonado pela Princesa Silenciosa, precisa fazê-la falar, ou o rei cortará sua cabeça. Com astúcia, poesia e muitas estórias, Smuriad diz que pode ajudá-lo. Será ? A primeira peça infantil do Projeto "Posso Contar" ?



HAMLETS

Hamlet, príncipe da Dinamarca, recebe a visita do fantasma de seu pai, clamando por vingança, dizendo ter sido assassinado. O clássico de Shakespeare foi revisto através da psicologia junguiana; dividimos o personagem principal em dois: anima e animus. As apresentações foram marcadas por estranhamento e fascínio do público.



...E ASSIM NASCEU JESUS

A história do nascimento de Jesus Cristo com direito aos Reis Magos, Herodes e as vacas do presépio. Montado pelo N.E.T. especialmente para a Oficina Cultural Luiz Gonzaga, possibilitado por Sacha Arcanjo.



2002

DO AMOR, SOBRE OS MITOS

A filha de Deméter, que domina a agricultura do Estado, é raptada por Hades, que controla o submundo, com a ajuda do belo Narciso. Para resgatar a filha, ela pede ajuda a Zeus, o chefe do Estado. Paralelo, a top model Eco apaixona-se por Narciso, que a rejeita. Poderes ocultos, vingança e conseqüências sociais misturam-se nesta peça que foi um laboratório para a polêmica O AMOR E A ALMA, baseado em Eros e Psiquê.



A FADA DAS ESTAÇÕES

(vide EM CARTAZ)



2003

O AMOR E A ALMA

(vide EM PESQUISA)



I6ZZ

DRACULA




NATALIA GAY AND THE HOMOFOBICS BAND



ELECKTRA



Montagens