terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A ORFÃ – O FILME ( E quem adota uma merda desta?)





Acabei de assistir “A órfã, de Jaume Collet-Serra. Bem dirigido. Elenco afiadíssimo, com a presença de Peter Sarsgaard, Vera Famiga e a excelente Isabelle Fuhrman (no papel de Esther, botando pra fuder como menina malvada). Agora, um bom elenco e um bom diretor não garante um bom filme quando o roteiro é uma merda. E não precisava ser Assim.

Kate e John, um belo casal classe média alta, morando numa puta casa legal, tem dois filhos. Kate, após perder uma filha, decide adotar uma criança. Opta por Esther, uma menina hiper inteligente. Ela adota e, aos poucos, descobre que trouxe um problema e tanto para dentro de casa. História básica, estilo “Anjo Malvado” com Macauly Calkin. O que estraga o filme é o roterista. Ou ele criou um monte de personagens idiotas, ou o povo americano é realmente muito estúpido. A menina apronta no filme, do começo ao fim. Coisas absurdas, crimes horríveis, manipulação maquiavélica, Tchaikovsky impecável, desenhos extraordinários. Todo mundo sabe que há um problema com Esther. Eu queria mesmo saber qual é o problema do roterista que deixa tudo absurdo demais.

Quando digo absurdo, não são as forçadas de barra como nos filmes de ação, que você dá até risada. São atitudes que ultrapassa o verossímil e faz nós, o público se sentir muito esperto diante dos demais personagens. Como eles conseguem viver num mundo cão como o nosso com aquela ingenuidade infantil? Aliás, irônico: a única personagem que saca Esther é a menina de cinco anos – seguida pelo irmão, que deve ter uns dez.

O final é do tipo “surpreendente”, mas não surpreende muito não. Eu mesmo ri. Não por ser ruim. Repito: os atores estão ótimos! Mas quando o problema de Esther é revelado, me lembrou uma piada sobre... enfim. Não vou contar o final. Vai que você deseja assistir o filme assim mesmo. Só não me xingue depois. Pois eu avisei!

Leia também:
http://www.omelete.com.br/cine/100021930/Critica__A_Orfa.aspx

A Órfã
Orphan
EUA, 2009 - 123 min
Suspense
Direção:
Jaume Collet-Serra
Roteiro:
David Johnson, Alex Mace
Elenco:

Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, CCH Pounder, Jimmy Bennett, Margo Martindale, Aryana Engineer

Um comentário:

Nando Z disse...

Ah conta o final eu ñ vou ver ñ depois desta, já escolhi o filme de amanha é sherlock holmes