segunda-feira, 22 de setembro de 2008

DUCHAMP = POP ARTE EXPERIMENTAL!

Sábado, 20 de Setembro. Eu, Bá, Hayashi e Vson em casa. Cavalinho, Bob Dylan e quase cinco da manhã. Vão sim os amigos e eu fico. Durmo Pouco. Acordo. Lotação, Itaim Paulista, Brás, Sé, Brigadeiro Luís Antonio, outro ônibus que nem sei o destino, Ibirapuera, Museu de Arte Moderna, Duchamp. Eita porra!
Meu encontro com Duchamp foi além da roda de bicicleta no banquinho. Acredito que ele é o segundo artista pop art do mundo! (o primeiro, pra mim, é Franz Liszt!!!).
Na obra de Duchamp li artistas como David Bowie, Lou Reed, Sam Raimi, Tom Zé e os beatniks, de certa forma. Me acabei naquela exposição, ignorando a fome, o cansaço e aquele monte de menininhas bonitinhas de família burguesa certada por oligofrênicos com cara de intelectual em seus casacos europeus em meio ao frio glacial de São Paulo.
Dos filmes aos trabalhos pictóricos, passando pela utilização de objetos cotidianos, entrando, meio assim, no dadaísmo, no surrealismo e em outros ismos e esmos, lê-se uma obra atual e uma linguagem incrivelmente pop atual e moderna. E a pose do cara? Incrível!!! Esteve até com John Cage em um experimental musical regado num jogo de xadrez.
Enfim, Duchamp se foi. E eu saí de seu universo para a Avenida Paulista. Aliás, após Duchamp, meu universo é outro mesmo sendo o mesmo. E São Paulo é linda no frio. Parafraseando nosso querido Júpiter Maçã, que diz em suas canções "eu gosto de Porto Alegre", uma verdade indiscutível dita por este gaucho: Lugar do Caralho é São Paulo! E, queridos, eu vi: Duchamp passou por aqui!

2 comentários:

Escobar Franelas disse...

Duxamp(Du Shampoo?) era phoda, né kara? Eu não o vi, não o conheci, mas esse troço de inverter a questão,para (re)entender a arte é uma legal. Só temos que tomar cuidado porque ãnsim sempre tem uns que posam de lôkos, e são só bêbados. Outros paçam pur artiztas, e são só fraudadores dos sentimentos (e humilhamentos) alheios e humanos.

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

É Vero, Skubá. Confesso que tava com o pé atrás com este cara, mas fui obrigado a ir e me rendi a sua autenticidade.