terça-feira, 26 de agosto de 2008

TERMINEI DE LER

Acabei de ler Doidinho, de José Lins do Rêgo, livro que trata da emancipação da criança para a pré-adolescência, com as dores, dúvidas e dívidas pertinentes à idade. Desnecessário recomendar. Todo JLR me lembra meus verdes anos da infância no velho Jardim São Pedro, ainda hoje meu território, na fronteira entre Guaianases e Itaquera.
Foi duro o aprendizado com os moleques mais velhos, mais espertos e mais fortes; mas sou grato a eles pelas lições na areia, na chuva, na lama, nos campinhos de terra batida e no pouco asfalto que havia. E também, é claro, nos bailinhos de fundo de quintal, onde troquei meus primeiros amassos, beijos e carícias.
As cicatrizes de hoje são o diploma que conquistei naqueles dias. De certa maneira, também fui um Doidinho, tanto no trato com os colegas, a família e a escola, como também em se tratando da primeira namorada, as primeiras travessuras e conquistas.

Nenhum comentário: