sexta-feira, 12 de junho de 2009

PUNISHER: WAR ZONE – UM JUSTICEIRO TÃO BOM QUANTO BATMAN

Quer bem feito? Faça você mesmo! – A cada filme que passa, parece que a Marvel está entendo essa máxima (diferente da DC, que só deu bola dentro com a nova franquia do Batman). Desde que assumiu suas próprias produções cinematográficas, as adaptações de seus personagens tem ganhado força e fidelidade na tela. “Homem de ferro” e “Hulk” dizem tudo diante dos sofríveis “Quarteto Fantástico”.
Agora chega em terras brasileiras “Punisher: war zone”; a terceira adaptação cinematográfica do personagem Justiceiro mas, desta vez, realmente o Justiceiro que costumamos ler nas revistas. A diretora Lexi Alexander arregaçou as mangas, inspirou-se em Frank Miller & Garth Ennis e botou as mãos num roteiro que facilmente seria escrito pelos dois roteiristas mais talentosos, violentos e profundos da nova safra do personagem; filmou enquadramentos e cores baseados em quadrinhos, fez o diabo, a mulher!
Os atores por sua vez, não ficaram pra trás e foram treinados em táticas militares, manuseio de armas e artes marciais. Segundo Ray Stevenson, que interpreta o Justiceiro, um militar que assistir ao filme presenciará cenas realistas, não imitações baratas. O vilão Retalho é interpretado por Dominic West com maestria, tão bom quanto os coringas de Nicholson ou Ledger.
Assistir ao filme será como ler a revista: a violência genuína e pesada de Frank Castle e seus inimigos, as nuances psicológicas e o lado humano de todos os personagens, cenas que nos fazem refletir sobre a merda que estamos fazendo quando pegamos uma arma – um gesto, uma palavra ou uma atitude – e destruímos quem está na nossa frente como se tivéssemos este direito. “Quem pune o punidor?”, pergunta uma personagem em certo momento. Pra quem faz algo que já nem sabe se é certo ou errado, é um dilema matador.
Enfim: se você quer violência, filosofia, humor negro e sentimentalismo na medida do possível; personagens humanos representados por bons atores, numa das melhores adaptações de quadrinhos desde Sin City, cace seu Justiceiro!
Mas na locadora, viu?
Pois é, gato: algum idiota não acreditou que o filme faria sucesso no Brasil e resolveram lançar direto em DVD: perdemos o melhor filme do personagem na telona. Coisas do Brasil (E ainda tem neguinho que acredita!)

O JUSTICEIRO NA ZONA DE GUERRA – Punischer: War Zone
Direção: Lexi Alexander
Elenco: Ray Stevenson, Dominic West, Julie Benz, Colin Salmon, Doug Hutchinson, T J Storm e Wayne Knight.
Roteiro: Matt Holloway, Art Marcum & Kurt Sutter, inspirados (com certeza!) em Frank Miller e Garth Ennis.

O filme já se encontra nas locadoras e nos camelôs. Divirtam-se!

3 comentários:

Anônimo disse...

Escreveu errado no fim.

Cuidado pra não colocar o C no lugar errado!

Tiago Bode disse...

errado onde? perdi a piada...
mas vou procurar o filme mermo, aliás o justiceiro é um dos meus favoritos, sempre! (quem me dera culhões e uma arma...)

Anônimo disse...

PunisCher