terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DRACULA: PROCESSO ARTISTICO E SELEÇÃO DE ELENCO - PRIMEIRAS NOTICIAS












(IMAGENS: RENATA TEIXEIRA)
O olhar de Renata Teixeira inspira minha direção. Várias de suas captações fotográficas com certeza estarão em cena no espetáculo. A maneira que ela enxerga as pessoas através de sua lente muitas vezes alcança um significado que só se pode conseguir em ensaios, de tão exata que é a captação de um momento que traduz um significado coletivo.

Primeira semana concluída.
Afinidades definidas.
Personagens distribuídos.


O processo artístico DRÁCULA do ALUCINÓGENO DRAMÁTICO reúne várias pessoas de muitos lugares de São Paulo - e até de outros municípios. Desde iniciantes como Ingrid Conrado, Daniela Oliveira e Cibele Carvalho até veteranos e experientes como André Orbacam e Andressa Francelino.

De todas as idades e formações, os participantes dedicam suas noites de segunda a sexta para conversar, vivenciar e encenar os personagens do universo de Bram Stoker. Guiados por Claudemir Santos e Marcos Antonyo, todos dividem experiências e conhecimentos em busca constante de aprendizado para levar ao palco a história de terror mais famosa de todos os tempos: Drácula.

Alexandre d'Lou e Renata Teixeira registram estes encontros, o que possivelmente resultará num documentário sobre o processo de criação e montagem do grupo – e uma exposição do trabalho de Renata Teixeira, que está encantando a todos.


Os papéis ainda não foram definidos, mas já se desconfia de alguns personagens. O que definirá os papéis, além da criatividade e talento, será a afinidade do participante com a linguagem cênica do AD; um naturalismo próximo ao cinema e distante da televisão e do "teatrão" que se vê por aí.

Apesar do aparente clima de disputa sentido nas linhas acima, o processo não tem este espírito. As pessoas estão em uma convivência artística harmônica e divertida. Alguns viajam mais de duas horas e meia para estarem presentes nas atividades (leituras, filmes, exercícios, improvisações) e cada um reconhece tanto seu potencial quanto o do participante do lado. Sem o perigoso jogo de ego e estrelismo, cada um traz algo de novo ao outro e assim, todos crescem. Acredito que este é o melhor processo artístico do grupo, tanto na questão de participantes quanto da produção. Tendo ao nosso lado a fotógrafa Renata Teixeira e o cineasta Alexandre D'Lou, o grupo parece maior e mais eficiente, e as idéias e desejos invadem a mente, mirando para um futuro bem diferente do vivido até agora. Acredito que as coisas estão começando a mudar de rumo...

Esta será a última semana do processo artístico. Drácula está a caminho. É melhor vocês estarem preparados!...

DRÁCULA - PROCESSO ARTISTICO E SELEÇÃO DE ELENCO
REALIZAÇÃO: ALUCINÓGENO DRAMÁTICO TEATRO EXPERIMENTAL
DIREÇÃO: CLAUDEMIR "DARKNEY" SANTOS
ORIENTAÇÃO: MARCOS ANTONYO
SECRETARIADO: ANITA ABRANTES / CLARA BARBOSA
FOTOGRAFIA: RENATA TEIXEIRA
FILMAGEM: ALEXANDRE D'LOU
PARTICIPANTES:
ANDRÉ ORBACAM - ANDRESSA FRANCELINO - ANITA ABRANTES - ANTHÉIA LIGIA - CIBELE CARVALHO - DANIELA OLIVEIRA - GRASIELA BONCI - KARINA FREITAS - INGRID CONRADO - JOÃO MARCOS GODOY - JULIANA NEVES - LUARA SENA - MICHELLE DIAS - NICOLE COSTA - PÂMELA FERSÁ - THAYS "CULLEN" SOUZA

Nenhum comentário: