sábado, 9 de janeiro de 2010

S O S SÃO LUIS DO PARAITINGA

--------------------------------------------------------------------------------
Date: Thu, 7 Jan 2010 10:32:28 -0800
From: portodeluanda@ymail.com
Subject: Re: FW: Ai, meu Paraitinga
To: akira-yama@hotmail.com

akira preciso falar com voce urgente sobre um projeto que estou montando ligue-me 96945660,meu amigo nossa cia do maracatu vai fazer um cortejo na praça brasil cohab 2 domingo 10h para arrecadar mantimentos e roupas para nossos irmãos de sao luis compareça e avise o sacha e quem voce quiser estamos juntos para defender a cultura popular e reeger a cidade que é minha e sua tambem abraços.



Pessoal

A Cia de Maracatu Porto de Luanda promoverá uma ação no próximo domingo,
10/01/2010, às 10h, na Praça Brasil - COHAB 2, para engrossar o caldo do
SOS PARAITINGA. Maiores informações com Silvio Ribeiro, o Pirulão, 9694 5660.
Compareçam e, principalmente, divulguem!

Ai, meu paraitinga




Fui feliz uma ocasião
Em São Luiz do Paraitinga

Com Sueli Kimura que estava

Iluminadamente bela




Foi São Luiz então

À luz das igrejas centenárias

E à sombra barrenta e vermelha

Das margens dóceis do Paraitinga

O idílico e perfeito cenário

Para dizer eu te amo




Os sobrados agora

E as igrejas da cidade histórica

Estão submersos com sua cultura

Na dor do barro trazido pelo rio

E pela chuva torrencial e bíblica

Dos festejos de fim de ano




Os sonhos viraram escombros

E foram embora com as águas

Ai, do meu Paraitinga

Mas com as águas voltarão um dia

Serão restaurados.




Akira.

04/01/2010.

Horror dos horrores. Enclausulado em casa diante do mito de Drácula, fiquei sabendo tardiamente por Hayashi sobre Paraitinga, cidade que fui algumas vezes, mas que Hayashi foi muito mais e é apaixonado pelo local, até mesmo mantendo ali algumas amizades. Ao ver as fotos da destruição, o coração aperta e a respiração muda de compasso. A fúria da natureza destrói o patrimônio da humanidade de forma muito semelhante do homem que destrói a natureza: irracional, violenta e... humana. Levando-se em conta julgar os motivos das mudanças climáticas, o descaso de autoridades com o meio ambiente ou qualquer outra síntese de tudo isso, a ação mais rápida neste momento é ajudar a cidade a manter-se e, posteriormente, se reerguer. As pessoas precisam de meios pra sobreviver e apoio, muito apoio do próximo.
A Cia. Porto de Luanda realizará neste domingo, na COHAB 2, um cortejo para arrecadar roupas e alimentos para as vítimas de São Luiz. Enquanto isso, autoridades pensam no que fazer e o céu continua cinzento e indifente - exatamente como são os deuses. Como não somos deuses, vamos ligar pro Pirulão e "engrossar o caldo" desta sopa cultural.

Um comentário:

Blog do Akira disse...

"as autoridades pensam no que fazer e o céu continua cinzento e indiferente."
. Claudemir, velho. Parabéns, dois versos, o mundo do poder, o mundo real e uma síntese certeira, um murro de soco ingles na ponta do queixo do cotidiano político, social, cultural e econômico que impera nesse país absurdo.