terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DRÁCULA PROCESSO ARTISTICO E SELEÇÃO DE ELENCO: CARTA ABERTA




(Foram mais de cem e mails. Pessoas de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro querendo, de uma forma ou outra, fazer parte de nosso Drácula. Agradecido a todos os que farão parte e os que não farão, escrevi uma carta relatando um pouco a filosofia artistica do grupo. Primeiro, para mostrar a todos como somos realmente e como pensamos. Depois, para afastar os que pensam apenas na grana e no sucesso. E, acima de tudo, para jogar limpo com as pessoas, numa época onde lobos se disfarçam de cordeiros para ter lucro financeiro e artistico sobre as pessoas. Jogamos limpos, pessoas! Bem vindos à maneira ALUCINÓGENO DRAMÁTICO de fazer e pensar Arte!)

SOBRE “DRÁCULA: PROCESSO ARTISTICO E SELEÇÃO DE ELENCO”

“Drácula” é um sonho antigo da minha alma de artista.

Ainda são fortes as imagens dos filmes da Hammer em minha mente, desde que eu era criança, e vibrava ao saber que iria passar a reprise dos filmes naquela noite. Semana que vem, nós, o Alucinógeno Dramático, iniciamos o processo artístico para a realização deste espetáculo. Desta vez, nosso processo artístico terá um diferencial: Se nos outros (Macário, Elecktra e Via Crucis) limitamos os convites para conhecidos e artistas locais, desta vez divulgamos no centro de São Paulo e via Internet. Resultado: em menos de duas semanas, recebemos mais de cem e mails.

Alguns, de iniciantes ávidos por conhecimento e oportunidade. Outros, profissionais possivelmente estabelecidos na profissão. Muitos rostos bonitos e medidas corporais sedutoras. Muitas pessoas sexys, experientes e em busca de sucesso artístico inesperado ou mesmo uma grana a mais para pagar as dívidas.

Algumas pessoas – as que eu percebia que nada tinham a fazer por aqui, eu agradecia educadamente o desejo de participação e dizia-lhes que, talvez, “Drácula” não fosse o que eles esperavam. Alguns agradeceram o aviso e desejaram sucesso. Outros, diziam que gostariam de participar mesmo assim, pela experiência e assumindo os riscos.

Pensando nisto, senti a necessidade de escrever uma carta aberta a todos os participantes inscritos no processo artístico para que não se sintam lubridiados por nós quando notarem que estamos mais preocupados com o conhecimento artístico do que com a grana, mais com o coletivo do que com o pessoal, mais com a afinidade artística do que com a beleza, mais com o teatro em São Miguel do que com a novela da Globo. ( Aliás, não estamos nem um pouco preocupados com a novela da Globo!)

Há artistas do entretenimento e há artistas criadores. Somos desta segunda linha. Somos um grupo e não uma companhia. Não queremos contratar atores, queremos encontrar artistas que se identifiquem com nosso processo de criação e queiram, juntos, participar de uma experiência artística que pode – ou não – ter êxito. O Êxito artístico e o Êxito financeiro, evidentemente, mas a arte estará sempre a frente, como sempre esteve.

O espetáculo, em primeira instância, será apresentado em São Miguel, num local alternativo (uma locação abandonada) entre Abril e Junho, aos sábados à noite. Serão de 08 a 12 apresentações com público pagante, apoio do comércio local e do governo local (casa de cultura, oficina cultural, museu, sub prefeitura, etc). Depois, outro destino – se o grupo desejar.

O Alucinógeno Dramático é um grupo de São Miguel por excelência, e o objetivo desta montagem é reconquistar um público local que nos seguia há alguns anos e também conquistar um novo público. São Miguel possui uma biblioteca, a Casa de Cultura Antonio Marcos, a Oficina Cultural Luiz Gonzaga, um museu dentro de uma das capelas mais antigas de São Paulo, construída em 1622 e, neste ano, terá um centro cultural construído em uma de suas principais avenidas. Ou seja: a arte está para ferver por aqui. Somos o único grupo que se mantém na região há mais de uma década e desejamos ter nosso espaço cultural ativo ainda este ano. “Drácula” será nosso primeiro passo para este objetivo.

Não estamos ligados a políticos; somos um grupo independente que já teve altos e baixos, formado por atores, publicitários, músicos, artistas visuais e ligado a cineastas, poetas e cantores. Temos um método peculiar de trabalho, que começa em Stanislavsky e segue uma pesquisa multidisciplinar, que acaba envolvendo não só as artes, mas também a psicologia, a história, a geografia, a filosofia, a literatura e a ciência. Com o passar dos anos, vimos a necessidade de realizar processos artísticos para conhecer atores que se encaixem em nosso processo de criação. Até hoje, realizamos três: “Macário”, “Via Crucis” e “Elecktra”. Agora, “Drácula” inicia sua caminhada e, se até aqui você não sentiu-se desanimado, você estará neste caminho em poucos dias. Seja bem vindo, e traga um pouco de sua alegria para nossa casa!

Claudemir Santos
fundador e diretor do grupo ALUCINÓGENO DRAMÁTICO TEATRO E PESQUISA
claud-santos@hotmail.com

Nenhum comentário: