sábado, 7 de fevereiro de 2009

THE RABERUAN EXPERIENCE!

Durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro eu tive a oportunidade de participar do workshop de canto coordenada por ninguém menos que Raberuan.

A idéia era bem simples: colocar os participantes em contato direto e cantante com as músicas de Luiz Gonzaga. Os participantes eram simples: jovens senhoras (algumas professoras), adolescentes agitados, meninas belas e tímidas, apreciadores do velho Lua e eu, querendo aprender algo de novo sobre Gonzagão e exercitar meu canto – Raberuan falou que seria bom mermo!

Tudo simples e, da simplicidade, Raberuan soube ensinar lições que se pode aplicar em muitos lugares da vida, não só na técnica vocal. Eu tive oportunidade e acompanhá-lo em cervejas e cigarros e, entre os dois, ele comentou não só seu ensino, mas também a aprendizagem que obteve através dos participantes do curso; como que, ao ensinar algo, aprendia algo a mais melhorando a si mesmo e sua obra. E, que já conheço-o há um bom tempo e curto seu trabalho, nunca havia percebido como a Arte de Mestrar mexia tanto com sua alma frenética e criadora por natureza. Fiquei totalmente supreso e fascinado pelas suas descobertas!

A didática sem paralelos do cantor e compositor de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, me fez lembrar de velhos filmes habitados por sábios chineses que, em uma frase, consegue transmitir um livro de sabedoria. Devo confessar que aprendi a ter uma observação mais aguçada do próximo e suas necessidades de aprendizagem, interessando-me pelo seu crescimento humano e artístico – um ligado ao outro, como eu acredito – diante da lição aplicada.

Paciente, bem humorado, parcial e com respostas esclarecedoras, o “Tião” mandou bem em seu trabalho de arte educador, e provou que ensinar é um exercício de humildade, acima de tudo. Repartir conhecimento é uma experiência digna para todos os grandes artistas!

(O Workshop de Canto foi realizado na OFICINA CULTURAL LUIZ GONZAGA Rua Amadeu Gamberini, 259 – São Miguel – Zona Leste de São Paulo. Sobre novos cursos, ligue: (11) 2956 2449)

RABERUAN : músico e compositor. CD: TIÃO (2007)

Também trabalha na Casa de Cultura de São Miguel Antonio Marcos:
Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Tel.: (11) 2297-9177. Atendimento: 2ª a domingo, das 8h às 22h.

2 comentários:

Escobar Franelas disse...

Raberuan trabalha naquele "modus operandi" confuciano: devagar, mas sempre! Um verdadeiro artesão do tempo, que o tempo tem transformado num cada vez mais sábio. Parabéns para ele e para aqueles que tiveram a oportundiade de aprender com ele.

Nando Z disse...

EU SOU UM MERRDAAAAAAA!!!!!

BICHU PERDI O WOKRSHOP!!!

HAAAAA RABEURAN!!!