quarta-feira, 10 de junho de 2009

Não julgue um livro pela contra-capa

Lari linda, na plenitude dos seus 10 anos, nesses meses de ano letivo só lhe é permitido estudar... E Lari linda estuda de tudo, espanhol, inglês, artes, e todas as outras matérias obrigatórias do currículo escolar, e as supérfluas também, Lari linda na plenitude dos seus 10 anos e 4 meses, estuda tanto, mas tanto que a minha menina, ate parece que vai fazer FUVEST... Eis que essa semana, surge um novo trabalho, (isso sem mencionar que ela precisa confeccionar uma obra do Vick Muniz para a próxima exposição de artes, mais 300 exercícios, sim 300, literalmente falando 300, de matemática, tradução e interpretação de dois capítulos integrais do seu livro de inglês, Lari também precisa ler e sintetizar, “ a biblioteca mágica de Bibbi Bokken de Jostein Gaarden” ) Não sei qual professor e de qual matéria, solicitou um trabalho, sobre um filme que tenha um momento histórico, todos nós ficamos em polvorosa, não tinha mais tempo na agenda de Lari, para nossa querida assistir um filme e fazer o trabalho em cima dele, e eis outra pergunta: Qual filme? A discussão estava aberta, e as sugestões explodiram: “O que vocês acham de o Vento Levou”
“Não Alyne, o Vento Levou tem mais de 4 horas, é muito pra cabeça da Larissa, ela não iria entender esses tipos de conflitos”
“Mas fala da guerra civil americana”
“Não, definitivamente não!”
“E doutor Givago, sabia que a mocinha da história e Larissa Antipova”
“Não interessa, ela não vai gostar de revolução Russa”
Então começaram a surgir filmes absurdos, foi ate cogitado Cinderela da Disney, sim meus queridos Cinderela da Disney, nesse momento não agüentei cai em risos, qual seria o momento histórico da animação de Walt Disney ??????? A abóbora transformando-se em carruagem? Ou o sapatinho de cristal? Bom sem comentários, outras sugestões piores apareceram, mais vou poupá-los dessa parte. Foi quando eu me levantei e dei um basta, “BASTA”
“Aonde você vai Alyne?”
Fui ate a locadora, como uma maníaca por filmes, tava quase enchendo a cestinha, quando parei pra analisar o que eu tinha pegado, o foco era MOMENTO HISTÓRICO, então meia dúzias de DVDS voltaram para as prateleiras, e minha triagem continuava: “ Hum deixe me ver, esse não, este também não, biografia não pode, ficção deixa eu devolve-lo” incrivelmente passei no caixa no com três filmes, um de terror , reservado pra mim , A Duquesa Com Keira Knightley, Ralph Fiennes e Charlotte Rampling. Vencedor do Oscar de Melhor Figurino., juro-lhes que na contra capa estava escrito que falava da luta de uma mulher pela liberação do direito de votar paras as mesmas, eu não sabia quando as mulheres adquiriram, esse direito, então “BINGO” era o filme perfeito. O Filme falava da Duquesa de Devonshire, baseado no livro publicado em 1.998, contava a história de Georgiana Spencer feita pela atriz Keira Knightley (Trilogia piratas do caribe, Desejo e Reparação) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire interpretado por Ralph Fiennes, (O Morro dos Ventos Uivantes, o dragão vermelho, o Jardineiro Fiel) que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco. Um filme razoável, a maior interessada nele acabou adormecendo no meu colo, mas eu fiquei pensando, cadê o bendito MOMENTO HISTORICO ?????? Sim, meus queridos, era biográfico, nada tinha de momento histórico, agora pergunto, quem escreveu a contra-capa, assistiu realmente o filme???????? Conclusão, Larissa, não pode usar esse filme, a sorte que junto aluguei “ Jornada pela liberdade” Filme sobre a luta pela abolição da escravidão na Inglaterra, e sobre a famosa musica Amazing Grace, a musica que era cantanda antes das balalhas na guerra civil americana, quanto se pensa em liberdade logo ela vem a cabeça, muito mais do que uma musica um hino, Jornada Pela Liberdade (Amazing Grace, 2006)
Diretor: Michael Apted Roteiro: Steven Knight Elenco: Ioan Gruffudd, Romola Garai, Albert Finney, Michael Gambon, Rufus Sewell, Youssou ‘N Dour, Ciáran Hinds, Toby Jones
com esse filme minha pequena Lari, conseguiu fechar seu trabalho, sobre um momento histórico...
E eu aprendi que não se pode confiar nas contra-capas, de DVDS, livros, ou pessoas, independente se feita pelo diretor, autor, ou próprio dono, não porque as pessoas são mentirosas, ora isso nos já nascemos sabendo, mas porque as pessoas são mal-informadas, hum , isso e algo ainda a se descobrir...

Um comentário:

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

Nossa, que Odisséia, hein, Alyne? POde deixar que não julgo mesmo, não.