segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SEMANA IRADA POR AKIRA YAMASAKI








(a matéria que segue é de Akira Yamasaki, que teve alguns problemas técnicos para postar e pediu que eu o fizesse)

SEMANA IRADA

A semana anterior – 07 a 13/12 - já dera panos pra mangas, só trabalho, trabalho e trabalho, treinamentos, palestras, um incendio apagado por hóra, um leão morto por dia, equipe enxuta no limite do estrésse e o chefe em cima. Acorda às 06h itinera Itaim / Itaquera / Jabaquara, ida e volta e chega em casa às 21h ou 22h. Trabalha sábado e domingo também, só trabalho, trabalho, ninguém merece mesmo. Ainda por cima, picado pela mosca azul assumi com Claudemir Santos compromisso para colaborar no Alucinógenos Dramáticos sem medir antes o tamanho do buraco apesar de careca de saber que em boca fechada não entra mosquito principalmente se estiver meio bêbado, o que na verdade é pior porque pode entrar outras coisas em outros buracos. Blog é outro ritmo, outra inteligencia, outras imagens, outra poesia e preciso renovar meu repertório de rimas e metáforas e encontrar outras sonoridades adequadas dentro dessa armadilha. Pausa para respiro na 5ª – 10/12 – para ver o show de lançamento do CD Ao Vivo de Edvaldo Santana na Chopperia do SESC Pompéia quando juntamos uma galera de umas 20 pessoas mais ou menos, Jocélio com um pessoal do Correios, Cléston presente com amigos do Planetário, Domenico, Maria do Carmo e o povo do Cangaíba, Sueli Kimura e eu, Raberuan e Cláudia. Produção bem cuidada, cada coisa em seu devido lugar, Edvaldo está cantando cada vez mais tocando cada vez melhor, seus músicos são excepcionais e é visível que ele efetua uma gestão canina e disciplinada da qualidade do seu trabalho promovendo melhorias constantes no aproveitamento de sua voz rouca e na sonoridade das canções que ganharam andamentos acelerados, próprio de shows ao vivo. Coisas que soam simples são conseguidas a fórceps, com muito suor. Um senão é que depois de quatro ou cinco canções com essa aceleração toda o show vai criando um linearidade que começa a cansar, o que parece um contraste, acelerado mas monótono, nada que uma pequena mexida em alguns andamentos não resolva. De resto foi a primeira aparição de Edvaldo sem Valdir Aguiar, seu amigo inseparável há décadas e neste próprio CD Ao Vivo é gritante a sua presença silenciosa. O final do show é silencioso com uma foto do Valdir no telão e o meu poema “Requiem Para Valdir Aguiar” passando lentamente como se para o céu, como uma Missa de Sétimo Dia que não demos a ele. Estaremos retornando à barbárie?
. Falei de tudo mas não “Semana Irada do título”. Prometo que volto para falar da semana 14 a 20/12.

Akira
21/12/2009.

5 comentários:

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

Cara, show do Edvaldo Santana e ninguém nada nos disse. Snif.
O trabalho do Edvaldo é realmente fora de série! Vimos o homem domingo por muito pouco tempo! Ele devia ter tocado mais naquela noite! O negócio agora é esperar a próxima oportunidade. O que fazer?
Waldir é um cara que faz muita falta mesmo. Só boas recordações e um sorriso iluminador. Bela homenagem, a prestada.

Blog do Akira disse...

Tiago, Nando, Tarcisio, Ivan, Escobar, Claudemir e não sei quem mais. Estou aqui humildemente orgulhoso e alucinogenado me expremendo no meio de voces. Olha a mão boba, porra, sou um velho de 58 anos. Quanto ao Edvaldo deconfio que deram uns cortes desnecessários nele.

Blog do Akira disse...

O não sei mais quem inclui o Marrom e o Luizinho senão eles vão ficar bicudos comigo. Tô me achando.

Blog do Akira disse...

E todas as respectivas.

Nando Z disse...

Salve Akira que bom que vc esta aqui belo blog valeu!!!