terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SHERLOCK HOLMES: GUY RITCHIE É UM ATREVIDO!!!!!




Fui no cinema ontem ver Sherlock Holmes.

Primeiro, porque amo Sherlock Holmes (Os livros de Sir Athur Conan Doyle me ajudaram muito no entendimento e desenvolvimento do método de Stanislavsky no teatro).

Segunto, porque adoro os filmes de Guy Ritchie (Snatch, Rocknrolla, Revolver, e por aí vai: um melhor que o outro).

CONCLUSÃO? GUY RITCHIE É UM ATREVIDO!!!!

E não foi que o safado do Guy Ritchie modernizou o persongem?

Não é que ele pegou dois atores fantásticos (Robert Downey Jr e Jude Law) e criou uma aventura que pode passar até na sessão da tarde e alegrar do oligofrênico ao nerd, passando por aquele cara que tem uma visão mais esclarecida e menos bitolada das coisas?

Não é que, apesar de moderno, ele utilizou vários elementos de Conan Doyle, ausentando apenas coisas como o vício em drogas de Holmes e sua melancolia diante da falta de casos para solucinar?

E digo mais: creio que, nos dias de hoje, Doyle escreveria daquela forma. Certas sequências do filme parecem realmente o livro modernizado, numa linguagem para um público novo, imagens aceleradas, dialogos rápidos, sacações instantaneas, sem aquele charme quase gótico do personagem original, mas uma produção de época muito interessante e bela.

Outra coisa: os fãs dos livros vão achar uma merda, tenho certeza. Mas devo confessar que, apesar do incomodo de ver um personagem da minha infancia modernizado em sua própria época, eu gostei do filme. Pronto, esta é a verdade: gostei do filme, mermo! E se passar na sessão da tarde, eu assisto!

Sherlock segundo Guy Ritchie é Sherlock de Guy Ritchie.
Agora, que ser esperto? Vá ler os livros, e conheça o verdadeiro Sherlock Holmes, aquele criado por Conan Doyle que, aliás - e Guy percebeu isto muito bem e por isto não usou - Holmes nunca disse aquela frase repetida por pseudos entendedores metidos a esperto: "Elementar, meu caro Watson."

FICHA TECNICA
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly, Eddie Marsan, James Fox, Hans Matheson.
Produção: Steve Clark-Hall, Susan Downey, Dan Lin, Joel Silver, Lionel Wigram
Roteiro: Anthony Peckham, Guy Ritchie, baseado em obra de Arthur Conan Doyle e Lionel Wigram
Fotografia: Philippe Rousselot
Duração: 128 min.
Ano: 2009
País: Reino Unido/ Austrália/ EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Silver Pictures / Lin Pictures / Village Roadshow Productions
Classificação: 14 anos

LEIA TAMBÉM SOBRE SHERLOCK HOLMES:
http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/153995/sherlock-holmes-6/

5 comentários:

Sueli Kimura disse...

Acabei de assistir o filme. Fui porque sou fã dos protagonistas Robert Downey Jr e Jude Law. Não me pergunte sobre o enredo que é até banal, mas é que fiquei magnaetizada pela interpretação de Downey Jr que conseguiu ser sutil, se expressar com olhares e gestos, coisa difícil num filme com muita ação. A sintonia, a cumplicidade entre ele e Jude Low foi perfeita.. grandes atores os dois.

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

Os atores são realmente maravilhosos, o enredo é lugar comum realmente - afinal, sua origem está numa história do século XIX. Mas acredito que Guy Ritchie conseguiu fazer uma bela sessão da tarde. Como proposta de entreternimento, o filme chega a ser até artistico. Afinal, para captar atores maravilhosos como Downey Jr e Law, o diretor deve estar a altura. Ou não??
Sugiro os outros filmes dele que são até mais artisticos (filmes de ação artisticos... E eu pensava que só os franceses conseguiam isto até conhecer o Guy Ritchie!)

Sueli Kimura disse...

Adoro filmes, vejo menos do que gostaria, assisto qualquer coisa sem preconceito, o único preconceito que tenho é com o que considero pretencioso, mas talvez seja mais por ignorancia minha do que por conhecimento de causa.
Como educadora corporal que sou, gosto muito de ver o trabalho do ator, os detalhes, as sutilezas e o cinema nos permite observar isso com mais pecisão.
Quanto ao Guy Ritchie, eu só o conhecia como o marido da Madonna. Se voce puder me atualizar, agradeço.

beijo

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

Uasuuasuasusau!
Realmente, eu sempre esqueço disso! O cara é - ou foi - marido da Madonna! Conheci ele com Snatch: porcos e diamantes, que eu achei muito bem bolado. Depois vi Rocknrolla (o nome é esse mesmo, em inglês, juro!) e revolver (um dos poucos filmes de "ação" que causam reflexão que eu vi).
Este três eu possuo e providencia-los-ei, Miss Kimura! Vou andar com os meninos na mochila e aí, quando a gente se ver, eu te entrego.
Mas que Downey Jr e Law estão ótimos, estão. Eu tô até querendo ver essa sessão da tarde no cinema de novo!
Bjs.

Sueli Kimura disse...

Espero que a gente se esbarre logo porque agora fiquei curiosa para ver os demais filmes.