terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Algo está acontecendo (e você não sabe o que é...)

Caríssimos,
Ontem revi Não Estou Lá (I'm not there), filme sobre Bob Dylan dirigido por Todd Haynes, que tem vários atores, como Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere e Cate Blanchett interpretando as diversas facetas do Velho Fanho.
Da primeira vez que vi não tinha achado o filme tão bom, porém na segunda vez foi muito mais gostoso.... Que Filme Do CARALHO!
Por se tratar de Bob Dylan, fica difícil fazer qualquer coisa ruim, entretano o diretor e os atores tiveram a destreza de não cagar tudo! E isso talvez seja mais difícil ao se fazer um filme sobre alguém.
Ah, ainda desconfio de que o próprio Velho Fanho Chato tenha atuado e colocaram o nome da Cate Blanchett pra disfarçar.
Há uma cena no filme que vale o filme inteiro (sem desprezar o restante hein!): Um repórter muito metido a besta, muito sabido, muito erudito vai questionar Bob Dylan, querendo imputar no artista uma responsabilidade sobre as causas sociais, sobre as filosofias de vida, sobre os sentimentos, temas recorrentes nas canções do Velho, Fanho, Chato, Americano, quando na verdade o artista retratado (ou retardado) no filme somente escreve suas canções com as particularidades e pensamentos que estão dentro dele, sem pretenção de mudar o mundo.
Durante a cena rola Ballad of a Thin Man do disco Highway 61 Revisited, em que o Velho, Fanho, Chato, Americano dá uma aula sobre como fazer uma música simples, 4/4, poucos acordes com o resultado de uma obra de arte completa.
Recomendo amigos, o filme e a obra de Dylan.

Um comentário:

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

O filme é realmente fantástico! Assisti três vezes seguidas, utilizei Cate Blanchett durante as aulas de interpretação e acabei vendo o filme cinco vezes com vontade de ver mais vezes ainda. É fantástico. E conhecer a obra de Bob Dylan e compreendê-la o mínimo que seja, é como adentrar em um templo sagrado e profano ao mesmo tempo e descobri que a vida tem muitos mais sentidos do que se possa imaginar!