quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Alan Parker - Muito Estranho

Finalmente assisti Coração Satânico (Angel Heart), filme de Alan Parker de 1987.
Esse tal de Parker é um sujeito no mínimo insólito. O primeiro filme que vi deste diretor foi Fama (Fame) de 1980, que achei um puta filme e agora acabei de ver Coração Satânico em que o diretor usa uma linguagem totalmente diferente do Fama.
O primeiro filme é leve, descontraído, SEM SER IDIOTA (sim, isto é possível) e Coração Satânico, como diria Barbara Ramos é um filme "assustador, proibido para crianças e que dá pesadelo".
Trata-se de um suspense com um toque noir, em que um detetive é contratado por Lous Cypher para encontrar um Crooner que tinha uma dívida com ele. O filme segue com o detetive totalmente perdido, atrás de um cara que simplesmente sumiu no mundão véio sem porteira...
Não vou escrever mais sobre o desenrolar do filme, porque é sacanagem com o cabra que não viu assistiu.
Alan Parker leva seu personagem até o sul dos EUA, mostrando as diferenças de cultura existentes na América, com os Blues de New Orleans (e vendo as cenas do filme, eu fique mais puto ainda com o relapso Bush, quando da passagem do Katrina), as diferenças religiosas, pois os sulistas seguem religiões de seus ancestrais, totalmente desconhecidas em outras partes do país, e com respostas afiadas de seus personagens, mostra que existem diversos tipos de pessoas, e que é cada um na sua saca?
Notem que não quero dizer que o filme trata dos conflitos descritos no parágrafo anterior, mas que o diretor durante o suspense ainda consegue pincelar estas questões.
Por estas e outras estou colocando nesta data o Alan Parker entre meus diretores preferidos. GRANDE MERDA né? É, também acho.
Só para não passar em branco, Louis Cypher é interpretado por Robert de Niro (que aparece cinco minutos e fode tudo!).

3 comentários:

Barbara Ramos disse...

O filme é realmente do caralho, o final então... é bom mermo, mas bicho dá um medo, tive até pesadelo e eu não estou brincando.

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

Tá na hora da gente fazer umas sessãozinhas de filmes de terror. Dois ou três de décadas só pra ver qualé qui é, né? Se Hayashi se cagar, eu lavo a calça!

Nando Z disse...

Eu tenho medo eu, o claudemir gosta de alien vs predator!!