quinta-feira, 5 de março de 2009

MONÓLOGO DA VELHA SENHORA: GUZIK EM CENA!

Ontem, 04/03/09, eu e Glaucia Betinelli estivemos no Espaço Dos Satyros Um para assistir o espetáculo "Monólogo da Velha Apresentadora", texto de Marcelo Mirisola interpretado pelo bom e velho Alberto Guzik e o jovem e não ruim Chico Ribas. A idéia de ir lá, evidentemente, foi de Betinelli, mas fui, né? Fazer o quê? E pior: fui e gostei. É um espetáculo que vale a pena ser visto e revisto algumas vezes. Com quarenta minutos de duração, Guzik interpreta uma antiga apresentadora de Tv que desabafa com o público durante uma falha técnica da gravação de seu programa. Avançada na idade, conservadora, reacionária e careta, ela desfila e desmascara toda a hipocrisia perante negros, homossexuais, consciência social e estas coisas que sempre estão na moda. "no meu tempo, as coisas eram,.." e lá vem cinismo social, um humor ofensivo e uma reflexão inevitável sobre a visão pequena burguesa sobre os preconceitos e barreiras praticadas pelos... pequenos burgueses. O melhor do espetáculo, de fato, é o texto bem escrito e cheio de referências históricas e culturais, que vão criando um desenho de época na cabeça dos mais informados e gerando piadas ímpares. É claro que, sendo um "texto muderno", não podia faltar uma meia dúzia de palavrões, mas tudo coeso com o todo.
Eu não diria que Guzik está atuando excelentemente, mas o que ele faz é muito melhor. O trabalho do ator é desmistificado perante o público, o cenário é básico e o figurino é praticamente nulo. Guzik está brincando em cena, e o público adora, brinca junto, ri e pensa. Chico Ribas também manda bem em cena, num conjunto que funciona muito bem.
De ruim tivemos apenas um ar condicionado (é este o nome daquele troço?) fazendo um som incomodo e um sonoplasta que atrasava a música por frações de segundos - quase imperceptível. Quase. Outro problema do espetáculo é o horário. Ele começa às 23 horas, aí tem que ser muito macho ou tá muito afim pra ir assistir, bater palmas, sair correndo e pegar o metrô. Outra coisa é o preço absurda da cerveja no bar do teatro. R$4,50 numa Brahma!!!!! Lá ele!
De qualquer forma, vale a pena ver o bom e velho Guzik em ação no palco, interpretando um texto inteligente e divertido. Quem quiser que vá. Eu já fui!

MONÓLOGO DA VELHA APRESENTADORA
Até 26 de Março - Ingresso: R$ 20,00 (estudante paga meia)
Direção: Josemir Kowalick
QUARTAS E QUINTAS, ÀS 23H
ESPAÇO DOS SATYROS UM
Praça Roosevelt, 214 - Centro - São Paulo
11 3258 6345

Um comentário:

Escobar Franelas disse...

Guzik é da trupe dos bons. Para quem não o conhece, sugiro vê-lo.