segunda-feira, 23 de março de 2009

VINICIUS CASÉ LANÇA LIVRETO DE POESIAS

Durante o último show de Sacha Arcanjo no bar do Camacho, Vinicius Casé de La Sota me entregou um exemplar de "Verdades em Mentiras", um livreto contendo escritos seus baseados nos desenhos de Mariana Waechter. Achei muito bacana: colocar a Arte em movimento constante é nosso grande objetivo por aqui. Com uma tiragem inicial de trezentas cópias, Casé já passeou por aí vendendo e divulgando seu trabalho pela Capital e por algumas cidades próximas. Os poemas, muitos escritos no eu feminino (lá dele), retraram perdas e ganhos e danos amorosos - e algumas reflexões sobre a vida. Apesar de usar alguns chavões muito em voga por aí, dá para perceber a direção do trabalho do Vincius, lembrando muito suas composições musicais: um romantismo exarcebado de quem se entrega ou deseja se entregar a um grande amor que acontece, pode acontecer ou aconteceu, transformando toda uma existência - sim, a transformação está presente em quase todas: ninguém continua sendo a mesma pessoa após passar pelo amor, seja ele correspondido ou não (sempre haverá consequencias nesta estrada!).
A diagramação foge do comum e o papel reciclado dá um certo charme aos desenhos de Maechter, que passeia sem muito compromisso entre a caricatura, o expressionismo e um possivel surrealismo, revelando que talvez a artista esteja experimentando caminhos antes de escolher a estrada de tijolos amarelos que deseja seguir. Seus traços fortes retratam pessoas no cotidiano mergulhadas em momentos íntimos, na maioria das vezes, turbulentos mergulhos nas profundezas de seus dramas pessoais. Algumas vezes as imagens dizem mais do que os poemas, revelando um lado social que os poemas não alcançam explicitamente. No conjunto, textos e imagens funcionam bem. Mas se o leitor desvincular um do outro, terá uma terceira descoberta em seus sentidos. Texto. Imagem. Texto & Imagem. Experimentem!
Uma penas que os revisores deixaram passar alguns erros ortográficos - mas nada que tire o sentido dos textos de forma relevante (e além do mais, você pode até se divertir com isto, tipo o jogos dos sete erros: ache onde está errado. Ou pior, você pode ler e não achar os erros, afinal, até aonde vai o português nosso de cada dia?)

Muito legal, Casé.
Estar por aí é muito importante!
Agora, que venha o CD!

SAIBA MAIS!
Quem quiser saber mais sobre o jovem Casé De La Sota ou conversar com o homem:
dl.sota@hotmail.com
vinicius.sota@gmail.com
http://www.vinnydelasota.blogspot.com/

2 comentários:

Algorab disse...

Ainda na brincadeira dos 7 erros....

A desenhista é Mariana "Waechter".....ou "Maechter"? Nada que comprometa a compreensão do texto, mas eu queria mesmo saber.....=)

Claudemir "Dark'ney" Santos disse...

RSRSRSRS....
Parabéns! Você pode pegar seu prêmio no nosso próximo espetáculo: um CD com a trilha sonora do espetáculo "Sobre Duas Rodas" que estréia sábado agora!
A resposta correta é "Waechter".
Se desejar conhecer os desenhos, entra em contato com o Vinícius: eles são muito legais! Até mais.