terça-feira, 22 de setembro de 2009

Concerto de Ispinho de Fulô


O espetáculo comemora o centenário do poeta Patativa do Assaré, revisitando sua vida e obra para discutir o destino da poesia popular, sua importância no desenvolvimento de uma consciência crítica e na formação da identidade de um povo. Com a Cia. do Tijolo.

Onde: SESC Avenida Paulista
Quando: 21/08 a 11/10. Sexta a domingo, às 21h.
Quanto: R$ 20,00 [inteira]
R$ 10,00 [usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]
R$ 05,00 [trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]

Fonte: Portal Sesc SP.


Essa é uma boa pedida para quem gosta de poesia popular, pois este poeta tem lindas obras, pelo menos a meu ver!
Os preços são populares e vale mesmo a pena conferir.
Como vocês viram os preços para quem tem carteirinha do sesc (comerciário) é muito em conta!
Uma dica, para quem não tem carteirinha do sesc e também não sabe, a carterinha é gratuita para quem trabalha registrado no comércio e para se matricular basta levar a carteira de trabalho.
Segue a dica pessoal!


Um trecho de "Aos poetas clássicos"
PATATIVA DO ASSARÉ

"...Sou um caboco rocêro,
Sem letra e sem istrução;
O meu verso tem o chêro
Da poêra do sertão;
Vivo nesta solidade
Bem destante da cidade
Onde a ciença guverna.
Tudo meu é naturá,
Não sou capaz de gostá
Da poesia moderna.


Dêste jeito Deus me quis
E assim eu me sinto bem;
Me considero feliz
Sem nunca invejá quem tem
Profundo conhecimento.
Ou ligêro como o vento
Ou divagá como a lêsma,
Tudo sofre a mesma prova,
Vai batê na fria cova;
Esta vida é sempre a mesma."
-Segue abaixo uma breve da história de Antônio Gonçalves da Silva:
"Hoje faria 100 anos o poeta popular Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como "Patativa do Assaré". Pegou o apelido de um pássaro canoro muito comum no Nordeste e o "Assaré", o nome da região cearense onde nasceu e vivia.
Pobre, cego de um olho e semi-analfabeto, chegou a receber, merecidamente, 5 títulos de "Doutor Honoris Causa" de universidades brasileiras, porém afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos.É autor de vários livros e de poesias famosas, como "A Triste Partida", onde relata a saga de uma família de sertanejos que deixa sua terra para, em cima de um caminhão, buscar sobrevivência em São Paulo, imortalizada na voz do saudoso Luiz Gonzaga.
O trecho do poema abaixo publicado, diz quem era o Patativa do Assaré:

"Eu sou de uma terra que o povo padeceMas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda caboclaDe riso na boca zomba no sofrerNão nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,Sou cabra da Peste, sou do Ceará".
Matéria postada dia 05/mar/09, pelo blog "Salada à Brasileira"




Nenhum comentário: