domingo, 13 de setembro de 2009

JCVD: ARTE NA BÉLGICA E BICA EM HOLLYWOOD



Atores da ação tentando fazer filme “de arte”. Stallone tentou em Copland, ao lado de De Niro e Harvey Keitel. Foi mais ou menos mas não passou da média, mas sempre achei Stallone um cara inteligente. Bruce Willis tem umas boas películas neste sentido, mas o bicho é carismático demais pra cair no ostracismo. Supresa pra mim foi ver o trailer de “JCVD”. Achei a idéia do caralho. Boa mesmo. Jean Claude Van Damme interpreta a si mesmo mesclando realidade num filme que você nem sabe mais onde está a fantasia. Se liguem no enredo: Van Damme está esquecido por Hollywood, com 47 anos nas costas, perdendo a guarda da filha (ele não dá bons exemplos em seus filmes, se envolveu com drogas), está mal mesmo; destruído. Volta pra Bélgica. Precisa de dinheiro. E acontece um assalto. Precisava assistir. E assisti. E amei.

Filmado por um tal de Mabrouk El Mechri, que também tem seu dedo lá no roteiro, o filme tem uma sensibilidade artística bonita de se ver. Van Damme arrebenta sem dar um único murro, mas revelando sua vida de forma verídica e crítica. Hollywood deve estar fula com o homem. Eu mesmo nunca poderia imaginar que fosse assistir um filme dele fora das reprises do Domingo Maior, quando quero apenas me distrair com algo que não me faça pensar, que somente me distraia. JCVD nos faz pensar de forma crítica sobre o que falamos sobre filmes e atores de ação. E digo mais: Van Damme chega a emocionar o público. Melhor que eu escreveu o crítico da Veja (o link abaixo, confiram!).

Eu recomendo o filme, e não esperem porradas, ladys e gentlemen: a não ser que esta aconteça no cérebro! Sim, é um filme de arte, de um cara que muito já nos entreteceu.

Diretor: Mabrouk El Mechri
Elenco: Jean-Claude Van Damme, François Damiens, Zinedine Soualem, Karim Belkhadra, Jean-François Wolf, Anne Paulicevich, Liliane Becker.
Produção: Sidonie Dumas
Roteiro: Mabrouk El Mechri, Christophe Turpin, Frédéric Benudis
Fotografia: Pierre-Yves Bastard
Trilha Sonora: Gast Waltzing
Duração: 97 min.
Ano: 2008
País: Bélgica / Luxemburgo / França
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Samsa Film / Gaumont / Radio Télévision Belge Francophone (RTBF) / Artémis Productions


http://veja.abril.com.br/190809/ele-chega-comover-p-138.shtml

3 comentários:

Barbara Ramos disse...

Fiquei curiosa, vou ter que assistir, ainda mais um elogio vindo de Dark'ney.

Nando Z disse...

mermu pq este neguinhu é chaaaaaaaaaaaaaato!

Unknown disse...

Trabalhar com Robert de Niro sem dúvida é maravilhoso. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento em no filme Mãos de Pedra, umo dos melhores filmes de Robert de Niro faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.