quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TEMPOS DE PAZ


Em cartaz desde 14 de Agosto, só hoje eu resolvi ir ao cinema assistir ao filme "Tempos de Paz" de Daniel Filho baseado na peça "Novas Diretrizes em Tempos de Paz" do Bosco Brasil, fui ao cinema com um certo receio de que alguma decepção se entranhasse, pois em alguns grandes criadores a exposição continua ao ambiente global deu-lhe certos maniqueismos culturais que tornam suas obras pós-globo meio maçantes mas a expectativa de que o texto fosse bom eu tinha, pois já conhecia o texto da peça que considero um dos melhores textos escritos no Brasil dentre autores da geração anos noventa e sabia que o roteiro era do proprio Bosco.

Felizmente tive uma grata surpresa, o filme é fantastico, o acabamento visual é impecável, a música é do Egberto Sismont que não necessita de comentários e tem uma profundidade vertiginosa, a interpretação do Dan Stubalch é emocionante com cenas que me deixaram com as carnes tremulas e arrepios na alma, o Tony Ramos demonstra uma intesidade na sua interpretação invejável.


O filme narra o encontro entre um imigrante polonês que tenciona morar no Brasil e o chefe do departamento de imigração do porto onde este desembarcou, a segunda guerra mundial e os conflitos internos do Brasil da ditadura Vargas encontram-se assim através do dialogo travado entre os dois personagens. Segismundo (Tony Ramos) cujo nome é uma alusão direta ao personagem de Calderon de La Barca desconfia dos motivos dados por Clauswitis (Dan Stubach) para sua vinda ao país o que dá inicio a um jogo de gato e rato psicológico supreendente onde vilão e mocinho trocam de lugar em várias ocasiões.


O filme conta com a participação da mãe de Stubach contracenando com ele no papel de uma imigrante também polonesa que chegou no mesmo navio e de seu pai em duas cenas, revivendo suas proprias histórias de vida como imigrantes da Polonia.


Verdadeiramente o filme é profundamente comovente, alem de terrivelmente inteligente ao constuir o inusitado encontro, levando o espectador a questionamentos profundos sobre o significado da palavra paz, sobre as sutilezas da alma humana e a natureza de alguns conflitos históricos de nossa sociedade entre outros.


Não vi se houve aqui algum escrito sobre o filme, mas vai ai a dica para quem ainda não viu , veja pois de minha parte eu acredito que vale a pena.

Nenhum comentário: