sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SEGREDO DE ESTADO: OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA SUJA




Acabo de assistir “Segredo de Estado” (secret defense, direção: Philippe Haïm) que deve estar disponivel em todas as locadoras como um filme de ação ou coisa parecida. Não se enganem: ele é muito mais que isto!

O enredo do filme parte das atitudes do serviço secreto francês para escolher as pessoas - boa parte jovens que cometem alguma "bobagem" social na vida - que trabalharão em defesa do país. Uma delas é a ex-prostituta e estudante Diana (Vahina Giocante) que é chantageada por Alex (Gerard Lanvin, magnífico!) para ser uma agente do governo. Do outro lado, vemos a lobotomia em Pierre (Nicolas Duvauchelle), que cai nas “graças” dos terroristas muçulmanos na cadeia e consegue a honra de se tornar um homem bomba para destruir algumas centenas de vida em Paris.

Os dois lados são mostrados, com toda a sujeira que se pode imaginar e outras mais. Uma das primeiras frases do filme: “Não veja o agente como um ser humano, e sim como uma arma.”, dá uma pista mas não entrega a complexidade da obra que prova (aliás: mais uma vez os franceses provando) que é possível fazer um bom filme de ação com conteúdo, maestria cênica, profundidade humana e um final que nos faz pensar: serão os personagens – e nós mesmos em nossos empregos, estudos e títulos compondo, como diria Raul Seixas “nosso belo quadro social” – vítimas de uma causa nobre?... Enfim, assistam e descubram!

Nenhum comentário: